SEXTA AULA

Insanidade de cultivo

No mundo do cultivo, as pessoas falam de insanidade de cultivo. É algo de grande impacto sobre o público, especialmente porque alguns propagam isso com tanto sensacionalismo que faz as pessoas terem medo de praticar qigong. Ao ouvirem que praticar qigong pode levar à insanidade de cultivo, as pessoas ficam com tanto medo que desistem de querer praticar. Na realidade, digo-lhes que insanidade de cultivo não existe.

Não são poucos os que, por falta de retidão de coração, atraem futis. A consciência-principal deles não consegue se manter o controle. Eles acreditam que isso é um efeito do gong, no entanto, resulta de futis que, controlando seus corpos, os tornam mentalmente desorientados: eles gritam, berram. Ao verem isso, as pessoas pensam que isso é prática de qigong e ficam com tanto medo que desistem de praticar. Como poderia ser prática de qigong? É apenas algo de nível muito baixo, o qual está voltado a eliminar doenças e fortalecer o corpo. E é bastante perigoso. Se sua consciência-principal se acostumar a esse estado de perda de controle sobre o corpo, possivelmente você acabe controlado pela consciência-assistente, por mensagens externas, por futis ou coisas do tipo, e desse modo, possivelmente você fará algo perigoso ou que causará grande dano ao mundo do cultivo. Isso resulta da falta de retidão, de um forte apego de querer se exibir. Não é insanidade de cultivo. Sabe-se lá como alguns se tornaram mestres de qigong, eles falam até de insanidade de cultivo; são pseudos mestres. Na realidade, praticar qigong não causa insanidade de cultivo. Os que falam de insanidade de cultivo, tomaram conhecimento desse termo por meio de trabalhos literários ou histórias de artes marciais. Se você não acredita, procure nos livros antigos ou nos livros de cultivo; você não encontrará nada sobre isso. Como poderia ser insanidade de cultivo? Não existe.

De modo geral, as pessoas acreditam que existe insanidade de cultivo. A que mencionei há pouco é considerada uma de suas formas. Por falta de retidão e alimentarem noções erradas, alguns, para poderem se exibir no qigong, buscam coisas ou estados de consciência na prática que acabam atraindo futi. Alguns querem muito ter capacidades sobrenaturais ou praticam qigong falso. Eles se condicionaram a abandonar a consciência-principal durante a prática dos exercícios. Eles ficam totalmente inconscientes, a ponto de entregarem seus corpos aos outros. Tornam-se mentalmente ausentes permitindo que seus corpos sejam controlados pela consciência-assistente ou por mensagens externas. Passam a ter comportamentos de alienados. Uma pessoa assim se atirará na água ou pulará de um edifício se lhe pedirem. Ela nem sequer deseja viver, ela entrega seu corpo aos outros. Não é insanidade de cultivo; é se desviar na prática e é causado desde o início pela busca intencional desse estado. Muitos acham que balançar o corpo em transe é praticar qigong, mas na realidade, praticar nesse estado traz sérias consequências. Não é praticar qigong; é um estado causado por apegos e buscas de pessoa comum.

Outra situação ocorre porque o praticante fica com medo quando o qi fica retido em alguma parte do corpo como, por exemplo, quando fica retido no topo da cabeça e não desce. O corpo humano é um pequeno universo. Esse problema ocorre especialmente nos métodos de gong da Escola Tao e é devido ao qi não poder atravessar uma passagem. Se o qi não pode atravessar a passagem, ele fica retido nesse lugar. E não ocorre só no topo da cabeça, ocorre também em outras partes do corpo, porém a cabeça é uma parte mais sensível do corpo. Quando o qi sobe ao topo da cabeça e não consegue se lançar para baixo, quando não pode atravessar uma passagem, a pessoa sente a cabeça pesada, inchada; é como se a pessoa usasse um espesso gorro de qi. No entanto, o qi não tem efeito restritivo: não pode causar problemas ou doenças. Alguns que nem sabem o que é realmente o qigong fazem comentários irresponsáveis e infundados, e isso cria uma situação caótica que leva pessoas a acreditarem que, se o qi subir ao topo da cabeça e não descer, elas ficarão insanas, se desviarão ou terão outro problema. Por causa disso, muitas pessoas estão com medo de praticar.

Quando o qi sobe ao topo da cabeça e não desce, é apenas um estado temporário, mas que para alguns pode durar bastante tempo, mais de meio ano. Um genuíno mestre de qigong é capaz de conduzir o qi de modo a que atravesse a passagem. No cultivo, quando o qi não pode atravessar uma passagem ou descer, devemos examinar o xinxing para descobrir a razão disso e ver se não estamos tempo demais num mesmo nível, pois já é hora de elevar o xinxing! Eleve verdadeiramente seu xinxing e você verá que o qi descerá. Se você dá importância à transformação do gong, mas não à elevação do xinxing, isso aguardará, porque essa transformação depende da elevação do xinxing. Quando o qi fica retido, não causa nenhum problema e frequentemente decorre de fatores psicológicos. Alguns ficam com medo depois que escutam esses falsos mestres de qigong dizerem que a pessoa poderá ter problemas se o qi subir ao topo da cabeça e ficar retido lá. O medo pode realmente atrair problemas. Quando você se apavora, não é devido ao medo? Não é um apego? E uma vez que surge o apego, ele não deve ser descartado? Quanto mais medo você tiver, mais parecerá ser doença, porque o apego tem que necessariamente ser descartado. É feito assim para que você aprenda a lição, elimine o apego ao medo e se eleve.

Praticantes não têm comodidade física no cultivo, pois diversos tipos de gong se desenvolvem em seu corpo; são coisas poderosas que se movem no corpo e causam desconforto aqui e ali. A razão para seu desconforto deve-se principalmente ao fato de seu frequente medo de estar doente. Na realidade, seu corpo já gerou muitas coisas poderosas e todas são de gong, capacidades de gong. São seres viventes e, quando se movem, você sente coceira, dor, mal-estar, desconforto, etc. As terminações nervosas são sensíveis. Surgem diferentes estados. Enquanto seu corpo não estiver totalmente transformado em matéria de alta energia, você sentirá essas coisas. Na realidade, é algo bom. Sendo um cultivador, se você ainda se considera como uma pessoa comum, se continua a pensar em doenças, então, como você conseguirá cultivar? Se, quando surge uma tribulação durante a prática, você se coloca como pessoa comum, eu digo que nesse momento seu xinxing baixa ao nível das pessoas comuns, pelo menos nesse aspecto o seu xinxing baixa ao nível de pessoa comum.

Como genuínos praticantes, precisamos considerar as coisas de uma perspectiva elevada em vez da perspectiva de pessoa comum. Se você acredita estar doente, então muito provavelmente atrairá problemas de saúde. Quando você pensa estar doente, seu xinxing é da mesma altura que o das pessoas comuns. O qigong, a verdadeira prática de cultivo, não causa doenças, especialmente nessa condição. Dizem que o que realmente leva as pessoas a adoecerem é setenta por cento devido ao psicológico e trinta por cento devido ao fisiológico. Tipicamente, a pessoa se abate psicologicamente, se sobrecarrega, e isso faz que a saúde rapidamente se deteriore. Por exemplo, certa vez amarraram uma pessoa a uma cama; seguraram um de seus braços e disseram a ela que iriam cortar seu pulso para que sangrasse. Eles a vendaram, depois fizeram um arranhão no pulso (não sangrou de fato) e, em seguida, abriram uma torneira para que gotejasse de modo a ela ouvir o som do gotejamento. Essa pessoa morreu pouco depois, ela acreditou que era seu sangue que estava gotejando. Na realidade, eles não cortaram o pulso, não sangrou de fato; o que gotejou foi água. Sua morte foi causada pelo fator psicológico. Se você acredita que pode ficar doente, então muito provavelmente isso fará que você adoeça, pois essa é uma noção de baixo nível de xinxing, de pessoa comum e, certamente, pessoas comuns adoecem.

Sendo um praticante, se você ainda pensa que é doença, você realmente está pedindo, atraindo isso e, assim, a doença pode vir para o seu corpo. Sendo um praticante, o seu xinxing deve ser alto. Você não deve ter a preocupação de estar doente; o medo de estar doente é um apego e pode trazer problemas. Durante o cultivo é preciso eliminar carma e eliminar carma é doloroso. Com uma vida cômoda, como é possível fazer o gong crescer? Como é possível remover apegos assim? Vou lhes falar de um conto do Budismo. No passado, houve alguém que com grande esforço cultivou para ser arhat. Ele estava prestes a alcançar fruto-reto, a se tornar um arhat, como então não ficar contente? Estava prestes a transcender os Três-Reinos! Isso o deixou contente, mas ficar contente é um apego, um coração de euforia. Um arhat deve se manter em wuwei, deve ter um coração impassível, por isso, ele fracassou, o cultivo dele foi em vão. Ele teve que cultivar tudo de novo. Ele cultivou novamente para se elevar e, depois de árduos esforços, ele estava novamente prestes a ter êxito no cultivo. Mas desta vez ele ficou com medo e, em seu coração, pensou: “Desta vez, não posso ficar contente, senão decairei de novo”. Nem bem sentiu medo, ele decaiu novamente. O medo também é um apego.

Outra situação é quando dizem que a doença mental de alguém é insanidade de cultivo. Há pessoas que esperam que eu cure doenças mentais! Além de não ter tempo para fazer isso, digo que o que chamamos de doença mental não é doença. Por quê? Porque não é causada por microrganismos, não é infecção, e o corpo não apresenta alterações patológicas. Então, se me perguntarem, não é doença. O que chamamos de doença mental ocorre quando a consciência-principal da pessoa está muito débil. A que ponto chega essa debilidade? É como alguém que não consegue manter o controle sobre a própria casa. O estado do espírito-original-principal de um doente mental é assim, não quer tomar conta do corpo. É um estado de alienação, de ausência de consciência e, desse modo, a consciência-assistente e mensagens externas podem interferir e perturbar a pessoa. Com tantos níveis e dimensões, há mensagens de todo tipo interferindo. Além disso, o espírito-original-principal provavelmente fez várias coisas más em vidas anteriores; provavelmente tenha credores que queiram atormentá-lo; há todo tipo de situação. É como caracterizamos o que é chamado de doença mental. Como então você espera que eu o cure? Digo que essa é a verdadeira causa das doenças mentais. O que fazer então? Educar a pessoa e ajudá-la a reanimar seu espírito, mas isso é muito difícil de se fazer. No entanto, veja, basta o médico de uma clínica psiquiátrica pegar os terminais do aparelho de eletrochoque para que o paciente se assuste e pare de ter alucinações. Por quê? É porque nesse momento seu espírito-original-principal se põe alerta, pois teme o choque elétrico.

Ao entrar pela porta do cultivo, geralmente a pessoa quer continuar a praticar. Cada um tem sua natureza-buda, abriga o coração de cultivar o Tao, por isso, depois que aprende qigong, a pessoa continuará a praticá-lo pelo resto da vida. Independentemente de ela poder ou não se elevar no cultivo, de ter ou não obtido o Fa, de uma forma ou de outra, ela tem o coração de buscar o Tao, de querer praticar. Os outros sabem que ela pratica qigong: os colegas de trabalho dela, as pessoas do bairro dela, os vizinhos dela, todos sabem que ela pratica qigong. Porém, pensem todos: há alguns anos, quem de fato cultivava? Ninguém. Só a genuína prática de cultivo pode mudar o curso da vida de alguém. Porém, uma pessoa comum pratica visando a eliminar doenças e ter saúde. Sendo assim, quem mudaria o curso da vida dela? Por ser uma pessoa comum, quando o dia chegar, ela adoecerá ou terá outros problemas. Nesse dia, ela poderá ter problemas mentais ou até morrer. A vida inteira de uma pessoa comum transcorre dessa maneira. Você a vê praticando qigong no parque, mas na realidade, não é genuíno cultivo. Embora ela queira cultivar para níveis elevados, sem obter um Fa reto não é possível. Embora ela tenha o desejo de cultivar para níveis elevados, ela é praticante de qigong do baixo nível de curar doenças e fortalecer o corpo. Por isso, ninguém mudou o curso da vida dela; por isso, ela adoecerá. Se a pessoa não der importância à virtude, nem mesmo suas doenças serão curadas. Só porque alguém pratica qigong não significa que não adoecerá.

A pessoa deve cultivar genuinamente, dar importância ao xinxing, porque só no verdadeiro cultivo é que as doenças podem ser erradicadas. Praticar qigong não é como praticar exercícios físicos; é algo que está além das pessoas comuns, por isso, requer do praticante se conduzir de acordo com princípios e padrões elevados. Para alcançar a meta, é preciso cumpri-los. No entanto, muitos não fazem isso, são ainda pessoas comuns, por isso, quando o dia chegar, ficarão doentes. Um dia, repentinamente, a pessoa sofre um derrame cerebral, contrai esta ou aquela doença, ou tem algum distúrbio mental. Todos sabem que ela pratica qigong e, uma vez que ela apresenta sinais de distúrbio psicológico, os outros passam a dizer que é insanidade de cultivo e colocam isso como um grande rótulo nela. Pensem todos: isso é razoável? Os que não fazem parte do mundo do cultivo não podem entender isso; até mesmo para quem faz parte e para muitos de nossos praticantes é difícil de saber realmente por que as coisas acontecem. Se essa pessoa apresentar um distúrbio mental em casa, será menos problemático, ainda que digam que aconteceu porque ela pratica qigong. Mas se ela tiver um surto psicótico no local de prática dos exercícios, será um desastre, pois um enorme rótulo será colocado nela e será difícil de removê-lo por mais que se tente. Os jornais publicarão que praticar qigong pode causar insanidade de cultivo; alguns se colocarão cegamente contra o qigong e, mesmo sem conhecê-lo, dirão: “Um minuto atrás, ela estava praticando ali, e estava bem, mas vejam como ela está agora!”. Ela é uma pessoa comum, por isso, o que tiver que acontecer a ela, acontecerá. Possivelmente, ela adoecerá ou terá outro problema. É razoável difamar ou culpar a prática de qigong por causa disso? É como no caso dos médicos: os médicos não adoecem durante suas vidas? Como pode ser entendido dessa maneira?

Por não entenderem a verdade sobre o qigong e seus princípios, muitas pessoas falam disparates e, quando ocorre um problema, elas rotulam o qigong de todas as maneiras. Não faz muito tempo desde que o qigong se popularizou na sociedade, por isso há muitas pessoas que ainda sustentam noções obstinadas, que não reconhecem o qigong. Elas difamam e se colocam contra o qigong o tempo todo. Sabe-se lá o que está por trás dessa mentalidade. Elas se opõem de tal forma ao qigong que parece ser uma questão pessoal. Basta mencionar a palavra qigong para que elas digam que é idealismo. Qigong é ciência e é uma ciência mais elevada. Isso ocorre porque essas pessoas teimam em manter suas noções e possuem conhecimentos muito limitados.

Há outro tipo de situação e no mundo do cultivo é conhecida como estado-qigong. Uma pessoa nesse estado tem a mente perturbada, no entanto, não é insanidade de cultivo, pois a pessoa é bastante racional. Primeiro, vou explicar o que é o estado-qigong. Todos sabem que na prática de qigong há a questão da qualidade-inata. Em todos os países do mundo há pessoas com crenças religiosas. Na China, durante milênios, sempre existiram pessoas devotas ao Budismo ou ao Taoísmo, que acreditam que fazer o bem tem como retribuição o bem e que fazer o mal tem como retribuição o mal. No entanto, há pessoas que não acreditam nisso. De modo especial, durante o período da “revolução cultural”, princípios como esse foram criticados e rotulados como superstição. Há pessoas que consideram superstição tudo aquilo que elas não entendem, que não se aprende dos livros, que vai além do atual conhecimento da ciência ou que ainda não foi descoberto. Há alguns anos, havia muitas pessoas com essa mentalidade, agora há menos. Ainda que você não reconheça alguns fenômenos, eles têm manifestações objetivas e concretas na nossa dimensão humana. Você não ousa encarar essas coisas, no entanto, já há pessoas que corajosamente falam sobre elas, que, por meio do que viram e ouviram, já sabem alguns fatos sobre o que é prática de qigong.

Algumas pessoas têm mentes estreitas. Assim que você menciona a palavra qigong, elas zombam de você do fundo do coração; elas pensam que você é supersticioso, que é ridículo. Se você falar sobre fenômenos do qigong, elas dirão que você é ignorante. Ainda que uma pessoa assim tenha mente estreita, sua qualidade-inata não é necessariamente baixa. Pode ser que essa pessoa tenha boa qualidade-inata e, se ela praticar qigong, possivelmente seu tianmu se abra a um nível bastante elevado, inclusive que manifeste algumas capacidades sobrenaturais. No entanto, ela não acredita em qigong e não há como garantir que ela não adoecerá. Se adoecer, ela irá a um hospital e, se um médico da medicina ocidental não puder curá-la, ela irá procurar um médico da medicina tradicional chinesa e, se nem ele nem uma receita caseira puder curá-la, ela se lembrará do qigong. Ela ponderará: “Vou experimentar o qigong para ver se pode ou não me curar”. Com bastante relutância, ela irá praticar qigong e, por ter boa qualidade-inata, praticará bem desde o início. Quem sabe, um mestre se interesse por ela ou um ser de alto nível de outra dimensão ajude-a. Em pouco tempo, o tianmu dela se abrirá e, quem sabe, ela entrará em um estado de semi-iluminação. E assim, o tianmu dela se abrirá a um nível bem elevado e, de um momento para o outro, ela passará a ver verdades do universo e a ter algumas capacidades sobrenaturais. Diga-me, quando, de uma hora para outra, alguém como essa pessoa passa a ver certos fenômenos, você acha que o cérebro dele pode lidar bem com isso? Que estado mental você acha que será o dele O que ele considerava como superstição e impossível de existir, o que ele sempre ridicularizava quando alguém falava a respeito, agora se apresenta clara e concretamente diante dos olhos dele. Ele entra real e concretamente em contato com tais fenômenos, mas seu cérebro não é capaz de lidar com isso, a pressão mental é demasiadamente grande. O que ele diz não é aceito pelos outros. Embora pense de forma lógica e clara, ele ainda não sabe equilibrar a relação entre os dois lados. Ele descobre que o modo como os humanos fazem as coisas é errado e que geralmente é correto se feito do modo como é do outro lado. Quando ele faz as coisas conforme são feitas lá, as pessoas dizem que ele está equivocado. Os outros não podem entendê-lo, por isso dizem que ele tem insanidade de cultivo.

Na realidade, ele não tem insanidade de cultivo e, para a maioria de nós que pratica qigong, esse estado não ocorre. O estado-qigong ocorre só a pessoas de mente estreita. Neste auditório há pessoas para as quais o tianmu já se abriu – há muitas pessoas assim. Elas veem real e concretamente coisas de outras dimensões e não se surpreendem, e se sentem muito bem; suas mentes não são afetadas nem lhes ocorre o estado-qigong. Alguém com o estado-qigong é racional e fala com fundamento e lógica, mas as pessoas comuns não acreditam no que ele diz. De repente, ele dirá que está vendo uma pessoa falecida e que ela lhe pediu para fazer algo. Uma pessoa comum acreditaria nisso? Com o passar do tempo, a pessoa compreende que deve guardar essas coisas para si, que não deve falar disso. Depois que se lida bem com a relação entre os dois lados, tudo fica bem. Geralmente, são pessoas que têm capacidades sobrenaturais. Também não é insanidade de cultivo.

Há outro fenômeno conhecido como insanidade-verdadeira e é um estado raramente visto. A insanidade-verdadeira à qual nos referimos não é de fato insanidade, em vez disso, é verdadeiro cultivo. O que é insanidade-verdadeira? Digo-lhes que de cem mil pessoas que cultivam, talvez só haja uma nessa condição; é algo que quase não se vê. É raro e não causa nenhum impacto na sociedade.

Normalmente, há um pré-requisito para se aplicar a insanidade-verdadeira em alguém: essa pessoa deve ter qualidade-inata muito boa e idade avançada. Por ter idade avançada, resta-lhe pouco tempo para cultivar. Quem tem qualidade-inata muito boa geralmente veio de um nível elevado e com uma missão. Todos temem vir à sociedade das pessoas comuns, pois, assim que a memória é apagada, não se reconhece ninguém. Depois que alguém entra neste ambiente da sociedade das pessoas comuns, as interferências humanas levam-no a dar importância à fama e aos benefícios pessoais, levam-no a decair a ponto de não ser capaz de voltar. Ninguém quer vir a este lugar, todos temem. Contudo, há os que vêm. Depois que chegam aqui, começam a não agir bem entre as pessoas comuns; começam realmente a decair devido às muitas coisas erradas que fazem durante suas vidas. Quando alguém compete por interesses pessoais, faz muitas coisas erradas e contrai muitas dívidas. O mestre, ao perceber que essa pessoa está para decair de vez e que é alguém que tem posição-de-fruto, não permitirá que isso ocorra casualmente! O que fazer? O mestre está apreensivo e não dispõe de outro meio para fazer que essa pessoa cultive. Nos dias atuais, onde encontrar um mestre? Ela terá de retornar à origem cultivando desde o início. Como poderia ser fácil? Ela já tem idade avançada e, mesmo que ela cultive, resta-lhe muito pouco tempo. Onde encontrar um sistema de gong no qual se cultiva natureza e vida?

Somente sob circunstâncias bem especiais e para alguém que tem qualidade-inata muito boa é que o método insanidade-verdadeira pode ser usado. Somente quando já não há mais nenhuma esperança de que alguém possa retornar à origem por si só é que esse método pode ser aplicado, ou seja, bloquear partes do cérebro da pessoa de modo a torná-la realmente insana. Por exemplo, nós, como seres humanos, evitamos o frio e a sujeira. Assim que as partes do cérebro que fazem temer o frio e evitar a sujeira são bloqueadas, a pessoa passa a se comportar como alguém que tem problemas mentais, a agir como débil mental. Geralmente, uma pessoa assim não faz coisas más, ela não ofende nem agride, em vez disso, frequentemente faz coisas boas. Contudo, trata a si mesma de forma cruel. Como não tem noção de frio, no inverno, ela corre descalça na neve e usa roupas leves; seus pés congelam e sangram. Por não ter noção de sujeira, ela come excrementos humanos e bebe urina. Conheci uma pessoa assim que gostava de comer excremento duro e congelado de cavalo; era capaz de suportar sofrimentos que uma pessoa comum não suportaria em sã consciência. Imaginem só o quanto ela sofreu devido a essa insanidade. São pessoas que geralmente têm capacidades sobrenaturais; a maioria, mulheres idosas. Antigamente, os pés das mulheres eram mantidos enfaixados para que ficassem pequenos, mas ainda assim ela podia facilmente pular muros de mais de dois metros de altura. Sua família, ao ver que ela havia enlouquecido e que sempre fugia de casa, passou a trancá-la em seu quarto, mas logo que todos da família saiam, ela simplesmente apontava o dedo para a fechadura da porta para assim abri-la e sair de casa. Passaram a prendê-la com correntes de aço, mas quando ninguém de sua família estava em casa, ela simplesmente se sacudia para se livrar das correntes. Era impossível detê-la. E assim ela sofreu muito. Como os sofrimentos eram tantos e vinham de forma violenta, pôde pagar rapidamente suas dívidas devido a coisas más feitas no passado. Leva no máximo três anos, geralmente de um a dois anos, pois os sofrimentos são tremendos. Quando termina, a pessoa compreende o que lhe ocorreu – “foi só dessa forma que eu pude completar o cultivo” –; seu gong se abre instantaneamente e vários poderes divinos se manifestam. Embora tais casos sejam raros, têm ocorrido na história. Mas não é permitido aplicar esse método em alguém que tem qualidade-inata comum. Como sabemos, na história há registros a respeito de monges budistas e de taoistas insanos, tal como o do monge insano que varreu o corrupto funcionário Qin Hui para fora do templo. Há várias histórias de taoistas insanos; há vários relatos desse tipo.

Podemos definitivamente dizer que não existe insanidade de cultivo. Se alguém pode produzir fogo do nada e, se é realmente assim, eu digo que ele é extraordinário. Se alguém pode realmente exalar fogo pela boca, fazer fogo apenas estendendo a mão ou ascender um cigarro com o dedo, então, eu digo que é capacidade sobrenatural.

Interferência demoníaca no cultivo

O que é interferência demoníaca no cultivo? São interferências que ocorrem comumente na pratica qigong. Como um praticante de qigong pode atrair demônios? É realmente difícil para quem quer cultivar. No genuíno cultivo, você não teria sucesso sem contar com a proteção de meus Fashens. Sem isso, sua vida estaria por um fio assim que você saísse por aquela porta. O espírito-original não morre, sendo assim, em seus relacionamentos sociais de vidas anteriores, você possivelmente não pagou a alguém, prejudicou alguém ou cometeu outros atos maus, por isso, aqueles a quem você fez essas coisas virão procurá-lo. No Budismo é dito que os humanos vivem justamente de acordo com o princípio de retribuição do carma. Se você deve a alguém, ele virá para cobrar a dívida e, se ele levar mais do que você deve, na próxima vez, será ele que terá de pagar o que levou a mais. Se um filho não trata os pais com respeito, na próxima vida ocorrerá o inverso, e desse modo, relações vão ciclicamente se alternando. Sem dúvida vemos que há demônios interferindo para impedi-lo de praticar qigong. Tudo envolve relações causais e predestinadas; não ocorre sem uma razão, pois não é permitido que ocorra sem uma razão.

Na prática, a forma mais comum de interferência demoníaca é esta: quando você não está praticando os exercícios, o ambiente ao seu redor é relativamente tranquilo. Você aprendeu a prática e gosta de praticar, mas nem bem se senta para meditar, de repente, o ambiente se torna barulhento. Surge o som de buzinas, de passos no corredor, de conversas, de porta batendo, de rádio ligado. De repente, a tranquilidade se vai. Quando você não está praticando qigong, o ambiente está tranquilo, mas basta você começar a praticar para que o ambiente fique desse jeito. Muitos de vocês nunca refletiram sobre a razão disso acontecer; só acham estranho e desanimam por não conseguirem praticar. Com um só “que estranho”, você já desiste. São os demônios interferindo. Os demônios usam as pessoas para perturbá-lo. Essa é a forma mais simples de interferência e é para que você abandone a prática. Você é um praticante e obterá o Tao, então o que será de suas dívidas? Não vai pagá-las? Eles não aceitam, eles tentarão impedi-lo de praticar. Porém é algo que só ocorre em certo nível; depois de um período de tempo, não permitimos que isso continue, ou seja, quando as dívidas acabam, não permitimos mais que eles venham perturbá-lo. Cultivar em nosso Falun DaFa é mais rápido e, comparativamente, os níveis são ultrapassados muito mais rapidamente.

Há outras formas de interferência demoníaca. Vocês sabem, praticar qigong pode abrir o tianmu e, com o tianmu aberto, algumas pessoas veem cenas amedrontadoras e rostos assustadores quando praticam em casa: eles têm cabelos longos e desarrumados, querem brigar com você e fazem gestos amedrontadores. Às vezes, durante a prática, pode-se vê-los do lado de fora da casa, debruçados na janela; é aterrorizante. Por que isso ocorre? É uma forma de interferência demoníaca. Porém, em nosso caminho Falun DaFa, esse modo de interferência não é comum, talvez um por cento; a maioria de vocês não se deparará com esse tipo de situação. Por não trazer benefício ao praticante, não permitimos que interfiram desse modo. Esse tipo de interferência é comum nas práticas convencionais e pode durar bastante tempo. Alguns ficam com tanto medo que param de praticar. Comumente, a pessoa escolhe a tranquilidade do ambiente noturno para praticar, mas ao ver alguém meio humano e meio fantasma parado diante dela, ela fica tão apavorada que não ousa mais praticar. De modo geral, em nosso Falun DaFa, isso não ocorre, porém há exceções, porque a situação de alguns é muito especial.

Há um tipo de interferência relacionada aos que praticam métodos de gong nos quais se cultiva interiormente e exteriormente, isto é, nos quais a pessoa, além de praticar artes marciais, também cultiva interiormente. São métodos mais vistos na Escola Tao. Quando alguém aprende um método de gong desse tipo, frequentemente se depara com uma interferência demoníaca normalmente não vista nos métodos de gong convencionais, pois é própria dos métodos nos quais se cultiva interiormente e exteriormente, nos quais se pratica artes marciais. Nessa interferência, a pessoa é desafiada a lutar. No mundo, há muitos praticantes do Taoísmo e muitos praticam artes marciais, ou seja, cultivam interiormente e exteriormente. Quem pratica artes marciais também pode desenvolver gong. Por quê? Porque quando ele se livra do apego à fama e aos benefícios materiais, bem como de outros apegos, seu gong cresce. No entanto, o apego de disputar e competir leva tempo para ser abandonado, é descartado mais tardiamente, por isso, a pessoa está propensa a competir enquanto ainda está em certo nível. Durante a meditação sentada em transe, o espírito-original da pessoa pode ver quem está praticando artes marciais e sair do corpo físico para desafiá-lo a lutar com o propósito de saber quem tem melhor kung-fu, e assim, inicia-se uma luta. A luta ocorre em outra dimensão. Os outros também vêm buscá-lo para competir e lutar, e, se ele se negar a fazer isso, eles realmente vão querer matá-lo. Desse modo, ele compete e luta aqui e ali. Nem bem adormece, alguém vem buscá-lo para competir. Isso impede a pessoa de ter uma noite de sono restaurador. Na realidade, esse é o momento de descartar o apego de querer competir, pois se a mentalidade competitiva não for abandonada, se esse nível não for ultrapassado depois de anos, isso fará que a pessoa não consiga mais praticar, pois o corpo não é capaz de suportar isso. O consumo de energia é tanto que incapacita. Em métodos de gong em que se cultiva interiormente e exteriormente, isso ocorre e é muito comum. Em nosso método de gong, no qual se cultiva interiormente, não há tal situação; não permitimos que ela ocorra. As formas de interferência que expus são as mais comuns.

Há outra forma de interferência demoníaca que ocorre a todos e, em nosso caminho, você terá que superá-la. É o demônio da luxúria. É algo realmente sério. Na sociedade das pessoas comuns há a vida conjugal entre homem e mulher; é como os seres humanos devem gerar as futuras gerações; a humanidade perpetua-se dessa maneira. Na sociedade humana há qing, por isso, para as pessoas comuns, isso está de acordo com os princípios do Céu e da Terra. Os seres humanos têm qing. Irritar-se, alegrar-se, amar, odiar, gostar de fazer algo, não gostar de fazer algo, gostar de uma pessoa e não gostar de outra, gostar de algo, ter aversão a algo, tudo isso é qing. As pessoas vivem em meio ao qing. Por ser um praticante, alguém que deve superar isso, você não deve se deixar levar pelo qing ao avaliar as coisas; deve romper com tudo isso. Há incontáveis apegos que derivam do qing. Devemos ter real desprendimento com relação a essas coisas e finalmente abandoná-las. O desejo sexual, a luxúria e coisas do tipo são apegos humanos; você deve se livrar de tudo isso.

Em nosso caminho, os que cultivam em meio às pessoas comuns não podem ser monges ou monjas, além disso, nossos jovens querem se casar e constituir família. Como lidar com este assunto? Eu disse que nosso cultivo foca diretamente o coração humano e não requer que você perca de fato benefícios materiais, em vez disso, seu xinxing é forjado em meio a interesses materiais de pessoa comum. É justamente desse modo que você eleva seu xinxing. Se você é capaz de abandonar o apego, então é capaz de renunciar aos benefícios materiais e, se lhe for pedido para abrir mão de alguma coisa material, certamente você poderá. Mas se você não é capaz de abandonar o apego, então não é capaz de abrir mão de nada. O real propósito no cultivo é cultivar o coração. O cultivo nos monastérios força você a perder materialmente e também é para que você elimine apegos. É um cultivo em que você se afasta completamente das coisas para que pare de pensar nelas; é o método que eles usam. Porém não é assim em nosso caminho, em vez disso, requeremos que você tenha leveza ao lidar com benefícios materiais bem em meio a eles. O cultivo em nosso caminho é o mais sólido. Não pedimos que você se torne monge ou monja, pois cultivamos entre as pessoas comuns. No futuro, nossa prática estará amplamente difundida e, se todos os que praticam o Falun DaFa em meio às pessoas comuns resolvessem ser como os monges ou as monjas, não daria certo. É como deve ser em nossa prática. Se você é um praticante, mas seu cônjuge não, você não deve se divorciar por causa da prática. Em outras palavras, trate a questão sexual com leveza; não dê a importância que as pessoas comuns dão a essas coisas. Na sociedade moderna, coisas como a assim chamada liberdade sexual e a pornografia causam interferências às pessoas. Alguns têm bastante interesse por essas coisas. Como praticantes, devemos nos desapegar dessas coisas.

Os seres de níveis altos, ao observarem a sociedade das pessoas comuns, dizem que as pessoas estão simplesmente brincando imersas num mundo de lama sem saberem que é imundo. Digo que você não deve gerar discórdia em sua família por causa deste assunto. Em seu atual estágio, você deve ter leveza com relação a isso: manter uma vida conjugal normal e harmoniosa já está bom. No futuro, quando você alcançar certo nível, surgirá o estado desse nível, mas por enquanto a situação é essa e é suficiente agir desse modo. É claro, você não pode seguir os rumos da sociedade atual. Como permitir isso?

Sobre este assunto, há ainda outra questão. Como sabemos, nós que refinamos gong temos energia em nossos corpos. De oitenta a noventa por cento das pessoas aqui na aula não só tiveram seus problemas de falta de saúde resolvidos como também estão desenvolvendo gong. Seu corpo já carrega poderosa energia. A altura de seu xinxing ainda não corresponde à altura de seu gong; seu gong está temporariamente mais alto porque eu o elevei de uma só vez para você. Seu xinxing está se elevando e gradualmente chegará lá. Garanto que chegará lá em pouco tempo, por isso antecipei a elevação de seu gong. Em outras palavras, você já tem certa quantidade de energia. Porque a energia resultante do cultivo num Fa reto é pura, reta e misericordiosa, todos aqui podem sentir um campo de serenidade e bondade. Eu me cultivei dessa maneira, levo isso comigo onde vou. Todos os que estão aqui sentem harmonia, não há maus pensamentos em suas mentes, nem sequer pensam em fumar. Daqui em diante, se você agir de acordo com os requisitos do nosso DaFa, o gong cultivado por você também será assim. Sua potência de gong cresce continuamente fazendo que a energia irradiada do gong em seu corpo se torne poderosa e, ainda que não seja tão poderosa, pode restringir as pessoas comuns abrangidas por seu campo de energia. Quando você estiver em sua casa, seu campo terá esse efeito sobre seus familiares. Por quê? Você não precisa nem pensar nisso para que ocorra, porque é um campo de pureza, harmonia e bondade. Por ser um campo para pensamentos retos, as pessoas não estão propensas a pensar maldades nem a fazer coisas más. Gera esse efeito.

Outro dia eu disse que “a luz de buda ilumina tornando tudo reto, perfeito e brilhante”, em outras palavras, a energia emitida de nossos corpos é capaz de retificar todos os estados anormais ao nosso redor. Sob efeito desse campo, se você não pensar nessas coisas, sem que perceba, seu cônjuge será restringido. Se você não pensar nelas, se não tiver esse tipo de pensamento, seu cônjuge também não pensará nelas. Mas não é algo absoluto. Na sociedade moderna, basta ligar a televisão para ver todo tipo de coisas que podem facilmente estimular desejos humanos, contudo, em circunstâncias normais, você poderá ter esse efeito restritivo. No futuro, quando você alcançar um nível elevado no cultivo, sem que eu tenha que lhe dizer, você mesmo saberá o que fazer e então haverá outro estado para se manter uma vida matrimonial harmoniosa. Por isso, não se preocupe com este assunto. Se você se preocupa muito com algo, então é um apego. Entre cônjuges não há a questão da luxúria, mas há o desejo sexual. Lide levemente com essas coisas, não vá a extremos e assim já estará bom.

Então, com que tipo de demônio da luxúria você poderá se encontrar? Se a sua capacidade de ding não for suficiente, ele poderá aparecer em seus sonhos. Durante o sono ou a meditação, se você é um homem, de repente, aparecerá uma mulher atraente e sedutora; se você é uma mulher, aparecerá o homem dos seus sonhos, entretanto, estarão nus. Se isso excitá-lo mentalmente, então possivelmente você ejaculará e isso se tornará real. Pensem nisto: em nossa prática, o qi do sêmen e o qi do sangue são utilizados para cultivar vida; você não pode ejacular toda vez. Além disso, você não terá passado a prova da luxúria. Como permitir isso? É por isso que lhes falo sobre este problema, pois certamente todos terão que passar por isso. Enquanto ensino o Fa, envio uma energia poderosa para a sua mente. Depois de sair daqui, talvez você não se lembre especificamente do que eu lhe disse, contudo, quando você se encontrar diante deste problema, você se lembrará. Desde que você se considere como um praticante, nesse momento, você se lembrará e poderá se conter, e assim será capaz de passar essa prova. Mas se você não conseguir passar na primeira vez, será difícil se conter na segunda vez. Contudo, há casos em que, quando a pessoa falha na primeira vez, ela se arrepende profundamente depois de despertar. Possivelmente essa atitude e esse estado mental reforcem a memória sobre isso e, quando acontecer novamente, você poderá exercer controle sobre si mesmo e superará essa prova. Se alguém falha nessa prova e não dá importância a isso, então certamente será ainda mais difícil depois disso; com certeza é assim.

Essa forma de interferência pode vir de demônios ou do mestre que transforma um objeto em algo para testá-lo. Há ambas as formas, pois todos terão que passar por essa prova. Começamos o cultivo como pessoas comuns e o primeiro passo que damos é precisamente esse passo crítico. Cada um de vocês terá que passar por isso. Vou lhes dar um exemplo. Quando dei palestras na cidade de Wuhan, havia um jovem estudante, um rapaz de pouco mais de trinta anos. Justamente depois da palestra que falei deste assunto, ele voltou à sua casa para meditar e rapidamente entrou em estado de profunda quietude. Ele estava meditando e, de repente, viu aparecer Buda Amitabha de um lado e Lao-tse do outro. Foi o que ele contou em seu relato de experiências. Eles apareceram, olharam para ele e, sem dizer nada, desapareceram. Pouco depois, apareceu a Bodisatva Avalokitesvara segurando um vaso do qual saía uma fumaça branca. Sentado lá em meditação, ele via tudo vividamente. Ver isso o deixou contente. De repente, a fumaça transformou-se em beldades celestiais, moças celestiais extremamente belas, que começaram a dançar com movimentos graciosos. Ele pensou: “Porque estou praticando, a Bodisatva Avalokitesvara está me premiando; ela fez lindas jovens celestiais para que eu as veja dançando para mim”. No instante que ele pensou alegremente isso, elas ficaram totalmente nuas. Fazendo movimentos insinuantes e sedutores, elas se aproximaram dele e começaram a abraçá-lo e acariciá-lo. O xinxing do nosso jovem estudante havia se elevado rapidamente e, nesse momento, ele se pôs alerta. O primeiro pensamento que lhe veio foi: “Não sou uma pessoa comum, sou um praticante. Não me tratem desse modo, pois cultivo no Falun DaFa”. Assim que esse pensamento emergiu, chuá, instantaneamente tudo aquilo desapareceu, pois não passou de uma ilusão transformada. Então Buda Amitabha e Lao-tse apareceram novamente. Apontando para o jovem, Lao-tse sorriu para Buda Amitabha e disse: “Esse jovem pode ser ensinado”. Com isso, ele quis dizer que o jovem era bom o suficiente para poder ser ensinado.

Através dos tempos e da perspectiva das altas dimensões, a questão do desejo sexual e da luxúria sempre foi considerada como de extrema importância para determinar se alguém pode cultivar ou não. Por isso, é realmente necessário se desapegar dessas coisas. Porém, como cultivamos entre pessoas comuns, nós não lhe pedimos que renuncie essas coisas completamente, pelo menos na presente etapa. No mínimo você deve tratar essas coisas com leveza e não como antes. Por ser um praticante, você deve agir assim. Sempre que lhe aparecer este ou aquele tipo de interferência, você deve procurar a causa dentro de si mesmo e descobrir o que você ainda não abandonou.

A interferência demoníaca da própria mente

O que é interferência demoníaca da própria mente? O corpo humano possui um campo de matéria em cada um de seus espaços dimensionais e, num desses campos, tudo o que existe no universo é projetado nesse campo como um tipo de sombra e, embora seja sombra, tem existência material. Tudo dentro desse seu campo é ditado pelos pensamentos do seu cérebro. Quando você olha com o tianmu tranquilamente, sem pensar, tudo o que você vê é verdadeiro, mas basta você pensar só um pouco para que o que você vê se transforme em falso. Isso é interferência demoníaca da própria mente ou transformação pela intenção mental e ocorre porque há praticantes que, por não se considerarem como tal, não se conduzem de modo apropriado. Eles querem apegadamente ter capacidades sobrenaturais ou mágicas, inclusive querem ouvir coisas de outras dimensões. Eles buscam essas coisas. Esse tipo de pessoa é a mais propensa a desenvolver interferência demoníaca da própria mente e, dessa maneira, decair. Independentemente do nível de cultivo da pessoa, uma vez que surge esse problema, ela decairá até o fundo e se arruinará. É algo de consequências extremamente sérias. É diferente de outros tipos de interferência que colocam à prova o xinxing, em que, se a pessoa falhar, ela poderá se levantar e continuar a cultivar. Não é assim com a interferência demoníaca da própria mente: a pessoa arruína sua vida. De modo especial, esse problema pode ocorrer mais facilmente a quem tem o tianmu aberto em certo nível. Além disso, há pessoas cujas mentes estão frequentemente sob a interferência de mensagens externas. Acreditar nessas mensagens pode facilmente levar a esse problema. Depois que o tianmu de alguns praticantes se abre, eles passam a sofrer a interferência de mensagens de diferentes origens.

Vou dar um exemplo: é difícil manter a mente imperturbável enquanto ainda se está num baixo nível de cultivo. Você provavelmente não pode ver com clareza como é a aparência do Mestre. Um dia, de repente, você vê uma grandiosa divindade que o elogia e lhe ensina algumas coisas. Se você aceitar coisas dela, seu gong ficará bagunçado. Se você se deixar fascinar, você a seguirá como sendo o seu mestre e aprenderá as coisas dela. Mas ela não tem fruto-reto. Naquela dimensão, o corpo pode se tornar grande ou pequeno. Vendo uma gigantesca divindade bem diante de si, você não se empolgaria? Se isso despertar seu coração de exultação, você não a seguirá? Quando um cultivador não pode se conduzir bem, é muito difícil salvá-lo, pois ele facilmente arruinará a si mesmo. Os seres celestiais são divindades, mas sem fruto-reto e, de igual modo, também seguem dentro das seis vias de transmigração. Se você aceitar e seguir esse ser como seu mestre, para onde ele o levará? Ele nem sequer obteve fruto-reto. Seu cultivo não seria em vão? E como consequência, o seu gong acabaria bagunçado. Os seres humanos têm muita dificuldade de manter um estado mental imperturbável. Digo a todos que esse é um problema muito sério e que surgirá a muitos de vocês mais adiante. Eu lhe ensino o Fa, no entanto, poder se conduzir bem depende inteiramente de você. A situação que mencionei é uma das muitas possíveis. Ao ver um ser iluminado de qualquer caminho de cultivo, não permita que seu coração se comova. Mantenha-se num único caminho de cultivo: “Não importa se é um buda, um tao, uma divindade ou um demônio, ele não moverá meu coração”, deste modo, você certamente conseguirá.

A interferência demoníaca da própria mente manifesta-se de diversas formas. Talvez você veja familiares falecidos, que interferirão chorando e suplicando-lhe para que faça isto ou aquilo. Pode ocorrer todo tipo de situação. Você pode se manter impassível? Você ama muito o seu filho e gosta muito de seus pais. Suponhamos que seus pais falecidos peçam a você que faça algo... algo que você não deve fazer; se você fizer, será muito ruim. É realmente difícil ser um praticante! Dizem que o Budismo já está um caos. O Budismo incorporou coisas do Confucionismo, tal como veneração filial aos pais e afeição aos filhos. Isso não é do Budismo. Por quê? O espírito-original é a vida real no ser humano. Então, sua verdadeira mãe é a que gerou o seu espírito-original. No curso das seis vias de transmigração, vida após vida, você teve várias mães humanas e não humanas, e muitos filhos e filhas. Quem é sua mãe? Quem são seus filhos? Depois de falecer, ninguém reconhece isso em ninguém e, do mesmo modo, você terá de, por meio do carma, pagar o que deve a eles. Vivendo na ilusão, o homem simplesmente não pode deixar essas coisas. Alguns não podem deixar seus filhos falecidos, não param de falar sobre o quão bons eles foram ou o quão boa era sua mãe já falecida. Ficam tristes a ponto de quererem estar com eles por toda a existência. Por que você não pensa um pouco, acaso eles não vêm para interferir com você? Eles assumem essa forma para impedi-lo de levar uma vida tranquila.

Pessoas comuns provavelmente não possam entender que não é possível cultivar apegado a coisas como essa. É por isso que não é do Budismo. Se você quer cultivar, então se liberte do qing humano. Claro, cultivamos na sociedade das pessoas comuns, devemos respeitar nossos pais e educar bem nossos filhos. Devemos ser bons e gentis com os outros sob todas as circunstâncias; como então não ser assim com nossos familiares? Devemos tratar todos desse modo, por isso devemos ser bons para com os nossos pais e filhos. E, em todos os aspectos, devemos considerar os outros em tudo o que fizermos. Assim seu coração não é egoísta, é de bondade e compaixão. Qing é algo das pessoas comuns, elas vivem em função do qing.

Muitos não podem se conduzir bem, eles criam dificuldades no cultivo. Alguns disseram que um buda lhes disse algo. A menos que você esteja em perigo de morte e digam-lhe como escapar disso, todos os que lhe revelam as tribulações que lhe acontecerão, que dizem como evitá-las, que lhe dizem como ganhar o primeiro prêmio da loteria ou obter outros benefícios na sociedade das pessoas comuns, são todos demônios, porque, se você obtiver vantagens ou evitar tribulações entre as pessoas comuns, você não se elevará no cultivo. Tendo uma vida tranquila entre as pessoas comuns, como você poderia cultivar? Como poderia transformar seu carma? Como teria um ambiente propício para elevar o xinxing e transformar seu carma? Todos tenham certeza de ter isso em mente. Esses demônios inclusive podem elogiá-lo, dizer-lhe que você é muito elevado, que é um grande buda ou um grande tao, que o consideram excepcional. Tudo isso é mentira. Sendo você alguém que genuinamente cultiva para níveis elevados, você deve abandonar todos os apegos. Quando você estiver diante dessa situação, tenha a certeza de estar alerta!

Por meio da prática, o tianmu pode se abrir. Aqueles com o tianmu aberto têm as dificuldades do cultivo com o tianmu aberto e aqueles com o tianmu fechado têm as dificuldades do cultivo com o tianmu fechado; em nenhum dos casos é fácil cultivar. Depois que o tianmu se abre, quando todo tipo de mensagem interfere com você, é realmente difícil se conduzir bem. As outras dimensões são deslumbrantes; tudo é belo, é incrível. Lá, tudo pode mover o seu coração. Se sua mente for afetada, surgirão interferências que bagunçarão seu gong. E isso ocorre. Quando surge a interferência demoníaca da própria mente, se a pessoa não se conduzir bem, será uma situação em que ela poderá se arruinar. Basta não ter um pensamento reto para já estar em extremo perigo. Por exemplo, um dia, o tianmu de alguém se abre. Ele pode ver claramente. Ele pensa: “Neste local de prática, sou o que tem o tianmu mais bem aberto; talvez eu seja especial. Pude aprender o Falun DaFa do Mestre Li e eu o aprendi muito bem, melhor que os demais. Talvez eu seja excepcional”. Esse pensamento por si só é errado. Ele pensa: “Provavelmente, sou um buda. Bem, vou dar uma olhada em mim mesmo”. Ele olha e vê a si como sendo realmente um buda. Por quê? Porque todas as matérias dentro desse campo dimensional ao redor do corpo se transformam de acordo com os pensamentos e isso é chamado de transformação pela intenção mental.

Todas as coisas do universo refletidas no campo dimensional da pessoa transformam-se de acordo com os pensamentos dela, pois tudo o que está dentro de seu campo está sob o seu controle e, ainda que seja uma sombra, tem existência material. Ele pensa: “Sou um buda, portanto, devo estar trajado como um”, e assim ele se vê em trajes de buda. “Uau! E não é que sou realmente um buda?”. Ele fica super contente. “Provavelmente, não sou um buda comum!”. Ao olhar novamente, ele se vê como um grandioso buda. “Talvez meu nível seja até mais elevado que o de Li Hongzhi!”. Ele olha novamente: “Nossa! E não é que sou mais elevado que Li Hongzhi!”. Alguns inclusive escutam os demônios interferindo: “Seu nível é muito maior que o de Li Hongzhi, muito mais elevado que o de Li Hongzhi!”. E ele acredita nisso. Você já refletiu sobre como conseguirá cultivar depois disso? Você já cultivou? Quem lhe ensinou a cultivar? Até mesmo um genuíno buda que desceu aqui para realizar uma missão tem que cultivar desde o início; o gong que ele tinha originalmente não lhe é dado. Ocorre apenas que ele pode cultivar rapidamente. Quando alguém é pego nesse problema, é muito difícil se livrar desse estado mental; o apego se desenvolve logo em seguida. Depois que o apego se estabelece, a pessoa atreve-se a dizer qualquer coisa: “Sou um buda. Vocês não precisam mais aprender dos outros. Sou um buda e eu lhes direi o que fazer”. Ele começa a agir dessa maneira.

Acaso não tivemos uma pessoa assim na cidade de Changchun? No começo, ele era bastante bom, mas depois surgiu esse problema. Ele disse que era um buda e, ao final, que seu nível era o mais elevado de todos. Isso ocorre quando a pessoa não se conduz bem e é causado pelo apego. Por que ocorre? No Budismo, eles dizem: “Não importa o que você viu, ignore, pois é uma ilusão demoníaca. Concentre-se na meditação e eleve-se no cultivo”. Por que no Budismo eles não permitem que você veja coisas? É para que você não se apegue a elas, porque eles temem que surja esse problema. No cultivo do Budismo, não há métodos de reforço e os sutras não orientam sobre como evitar esse problema. Em sua época, Sakyamuni não ensinou esse Fa e, para evitar a interferência demoníaca da própria mente, para evitar a transformação pela intenção mental, ele disse que todas essas coisas vistas durante o cultivo são ilusões demoníacas. É que quando esse apego surge, ele leva a essa ilusão demoníaca, da qual realmente é extremamente difícil se livrar. Se a pessoa não lidar apropriadamente com isso, ela se arruinará, inclusive se tornará demoníaca, pois ao chamar si mesma de buda, ela entrou no demoníaco. Poderá até terminar possuída por espíritos possessores e outras coisas. Arruinará a si mesma completamente. O coração se torna mau, a pessoa decai até o fundo. Há pessoas como essa do exemplo; inclusive nesta palestra há pessoas que pensam que são muito elevadas, até falam com um tom diferente. Querer saber qual é a própria situação no cultivo é um tabu até no Budismo. Acabei de falar de uma situação conhecida como interferência demoníaca da própria mente ou transformação pela intenção mental. Há estudantes assim em Pequim e outras regiões; eles causam interferências muito sérias aos praticantes.

Alguém me perguntou: “Mestre, por que o senhor não acaba com esses problemas?”. Pensem um pouco, se neste caminho de cultivo removêssemos todos os obstáculos para você, você poderia cultivar? É justamente quando há interferências demoníacas que é possível ver se você é capaz ou não de seguir cultivando, se pode ou não se iluminar verdadeiramente ao Tao, superar interferências e se manter firme neste caminho. O cultivo é justamente como as fortes ondas que arrastam e levam a areia; o que fica é autêntico ouro. Sem essas formas de interferência, digo que cultivar seria fácil demais. A meu ver, o seu cultivo já é fácil. Ao verem isso, os grandes seres iluminados de níveis elevados acharam injusto: “O que você está fazendo? É assim que você salva pessoas? Não ter obstáculos no caminho e cultivar assim até o final é cultivo? Praticar de forma cada vez mais confortável e sem interferências, como permitir isso?”. Essa é precisamente a questão. Refleti sobre isso. No começo, eliminei muitos desses demônios, mas penso que já não é mais correto continuar a fazê-lo. Eles também me disseram: “Você tornou o cultivo deles fácil demais. Eles só têm essas poucas tribulações que lhes são próprias e esses pequenos problemas entre eles, no entanto, eles ainda têm muitos apegos que não conseguiram abandonar! Ainda permanece a questão de se podem ou não reconhecer o DaFa em meio à ilusão e à confusão!”. Existe essa questão, por isso, haverá interferências e provas. A que acabei de falar é outra forma de interferência demoníaca. Salvar alguém é realmente muito difícil, mas arruiná-lo é muito fácil. Sem retidão, você poderá se arruinar num instante.

A consciência-principal deve ser forte

As más ações cometidas vida após vida causam desastres e tribulações para as pessoas e, para os cultivadores, geram obstáculos cármicos. O nascimento, o envelhecimento, a doença e a morte são formas comuns de carma. Há também outro tipo de carma e que é muito poderoso e afeta bastante os cultivadores. É chamado de carma de pensamento. Para viver, a pessoa tem que pensar, mas por estar perdida entre as pessoas comuns, ela acaba desenvolvendo em sua mente pensamentos de fama, cobiça, luxúria, ira, etc., os quais, com o passar do tempo, geram poderoso carma de pensamento. O carma tem vida; tudo nas outras dimensões tem vida. Quem cultiva num Fa reto, desde o começo, tem que eliminar carma. Eliminar carma significa erradicá-lo e transformá-lo e, obviamente, o carma resiste: gera tribulações e obstáculos. O carma de pensamento interfere diretamente na mente da pessoa, pode fazer surgir na mente pensamentos que maldizem o Mestre e o DaFa. Surgem pensamentos perversos e palavrões. Quando isso acontece, alguns cultivadores não entendem o que está acontecendo; eles acreditam que são eles mesmos que pensam essas coisas. Alguns dizem que isso é causado por espíritos possessores, mas não é. É o carma de pensamento agindo no cérebro da pessoa. Há pessoas que, por não terem consciência-principal forte, acabam seguindo o carma de pensamento e, desse modo, fazem coisas erradas que podem arruiná-las ou fazê-las decaírem de nível. Entretanto, com pensamentos próprios muito fortes (uma forte consciência-principal), a maioria resiste e elimina esse tipo de carma. Assim, fica evidente que a pessoa pode ser salva, que pode distinguir entre o bem e o mal, em outras palavras, que é uma pessoa de boa qualidade-de-iluminação. Meus Fashens a ajudam a eliminar a maior parte do carma de pensamento. É um problema que ocorre bastante. Quando acontece, depende da própria pessoa conseguir superar esses pensamentos maus. Para os que podem se manter firmes, o carma pode ser eliminado.

O coração definitivamente deve ser reto

O que é um coração sem retidão? Ocorre sempre quando o praticante não se considera como um praticante. Durante o cultivo, o praticante passa por tribulações e, quando uma chega, pode ser na forma de um conflito pessoal envolvendo cumplicidade, tramas, intrigas e outras coisas que afetam diretamente o xinxing. É mais nesse aspecto. O que mais você poderá encontrar? Talvez você sinta um súbito mal-estar físico. O carma deve ser pago e ele se manifesta de diversas maneiras. Num dado momento, será feito de um modo que você tenha dúvidas sobre o que é verdadeiro e o que é falso, sobre se o gong realmente existe, se você é capaz de cultivar e ascender no cultivo, se os budas existem, se são verdadeiros.... Em algum ponto no futuro, surgirá essa situação que lhe dará uma falsa impressão e sentimento de que é tudo falso, que fará você duvidar. Desse modo, sua determinação será colocada à prova. Você diz que quer ser firme e determinado, e com esse coração, quando acontecer, você poderá se manter firme e naturalmente fará bem, pois seu xinxing já será suficientemente elevado. No entanto, você ainda é instável e, se esse tipo de tribulação acontecesse agora, você não se iluminaria à questão nem perseveraria no cultivo. As tribulações surgem de diversas maneiras.

É desse modo que se cultiva para ascender para níveis elevados. No entanto, quando alguns sentem desconforto físico em alguma parte do corpo, logo pensam que é doença. Por não considerarem as coisas da perceptiva de praticante, quando isso acontece, logo pensam que estão doentes. Por que lhe surgem tantas tribulações? Digo-lhe que muito já foi removido de você, que suas tribulações foram bem reduzidas. Se não tivessem sido reduzidas, ao chegar a tribulação, sua vida poderia terminar ou você não sairia mais da cama. No entanto, quando você se depara com pequenas tribulações, você acha difícil de suportar. Como poderia ser confortável? Por exemplo, quando dei aulas na cidade de Changchun, havia um homem de muito boa qualidade-inata; ele era realmente promissor. Para que ele pudesse pagar suas dívidas cármicas e se iluminar mais rapidamente, eu aumentei um pouco suas tribulações – fiz arranjos nesse sentido. Um dia, ele caiu subitamente ao chão como se estivesse tendo um derrame cerebral. Ele sentiu que não podia se mover, seus membros não respondiam. Levaram-no às pressas a um hospital de emergências. Pouco tempo depois ele já podia andar de novo. Pensem: se tivesse sido realmente um derrame cerebral, ele poderia ter se recuperado e saído da cama tão rapidamente, poderia mover braços e pernas? No entanto, ele disse que aquilo lhe ocorreu porque ele praticava o Falun DaFa. Ele não refletiu: “Eu me recuperei rápido demais. Será que foi realmente um derrame cerebral?”. Se ele não estivesse aprendendo o Falun DaFa, ele possivelmente teria caído ao chão, batido a cabeça e morrido lá mesmo ou talvez ficado com paralisia pelo resto da vida, porque, aí sim, teria sido realmente um derrame cerebral.

Salvar uma pessoa é difícil assim. Tanto foi feito por ele, mas ele não pôde entender e, em vez disso, disse aquilo. Alguns estudantes veteranos dizem: “Mestre, por que sinto mal-estar geral? Fui a um hospital, mas nem os medicamentos nem as injeções fizeram efeito”. Eles nem sequer ficam envergonhados ao me dizerem isso! É claro que não fizeram efeito; não é doença, como então poderiam fazer efeito? Vá em frente, faça um check-up médico completo e verá que você não tem nada, que é apenas mal-estar. Um estudante nosso foi ao hospital e, quando tentaram aplicar uma injeção nele, a agulha entortou sem perfurar a pele. O medicamento vazou. Nesse momento ficou claro a ele: “Sou um praticante; não devo tomar injeções”. Só assim ele entendeu e desistiu de tomar injeções. Quando passamos por tribulações, devemos prestar muita atenção a este tema. Alguns acham que eu não quero que o praticante vá a hospitais; eles pensam: “Ele não quer que eu vá a hospitais, então vou a um mestre de qigong”. Eles ainda consideram que é doença, querem ir a um mestre de qigong. Além disso, onde encontrar um genuíno mestre de qigong? Se for um mestre falso, ele o arruinará na mesma hora.

Pergunto: como saber se alguém é um genuíno mestre de qigong? Há muitos falsos mestre que se auto-intitulam mestre de qigong. Eu fui examinado, tenho a documentação de meus resultados fornecida pelas instituições de pesquisas que me examinaram. Há muitos falsos mestres de qigong, mas que se auto-intitulam mestres. São muitos os que enganam as pessoas. Um falso mestre de qigong também pode curar doenças. Por que consegue fazer isso? Porque tem futi. Sem futi, ele nem sequer poderia enganar as pessoas! Os futis podem emitir gong e curar pessoas, pois o gong deles é uma forma de energia que também pode facilmente ter esse efeito sobre as pessoas comuns. Contudo eu digo: quando um futi cura sua doença, que coisas ele coloca em seu corpo? Se você observar num nível microcósmico, verá que coloca em você coisas que têm a imagem dele. O que você fará se ele colocar essas coisas em você? “Convidar um espírito é fácil, mas se livrar dele é difícil”. Não estamos falando a pessoas comuns, pois elas simplesmente querem ser pessoas comuns, buscam alívio imediato. Porém você é um praticante, acaso você não quer que seu corpo seja continuamente purificado? Se essas coisas entrarem em seu corpo, você será capaz de expulsá-las? São coisas que têm energia. Alguns talvez pensem: “Como o Falun permite que essas coisas entrem? O Mestre não tem Fashens que nos protegem?”. Há um princípio neste nosso universo que faz ninguém intervir naquilo que os outro buscam. Se é o que você quer para si, ninguém intervirá. Meus Fashens o deterão e lhe darão dicas, mas vendo que você insiste em agir sempre do mesmo modo, deixarão de cuidar de você. Como alguém pode cultivar forçado? Você não pode ser forçado nem obrigado a cultivar. A verdadeira elevação depende de você; se você não quer se elevar, não há o que fazer por você. A verdade e o Fa já lhe foram expostos. A quem você culpará se é você mesmo que não quer se elevar? Nem o Falun nem os meus Fashens intervirão naquilo que você mesmo quer para si, com certeza. Há pessoas que foram a aulas de outros mestres de qigong para escutar o que eles dizem; elas se sentiram mal depois que voltaram para casa. É algo esperado. Por que os meus Fashens não as protegeram? Para que você foi até lá? Se você foi à aula dele, foi para escutá-lo. Isso não significa que foi você mesmo que quis? Se você não tivesse escutado com seus próprios ouvidos, como essas coisas poderiam ter entrado em seu corpo? Há pessoas que deformaram seus Faluns. Digo-lhe que o Falun é mais valioso que sua vida; é uma vida superior e não pode ser arruinado ao acaso. Atualmente há muitos falsos mestres de qigong e alguns são famosos. Conversando com os dirigentes da Associação Chinesa de Pesquisa Cientifica sobre o Qigong, eu disse a eles que, na China antiga, apesar de Da Ji ter causado desgraças e desordem na corte do imperador, apesar da raposa nela ter agido ferozmente, o mal que ela fez não foi tão grave quanto o que esses falsos mestres de qigong estão fazendo agora. O que eles fazem têm um efeito muito nocivo e caótico sobre todo o nosso país. Muitas pessoas são vítimas deles! São pessoas que parecem estar bem, mas quantas não tem essas coisas em seus corpos? Os falsos mestre são simplesmente incontroláveis e, se um deles colocar essas coisas em você, você as terá em seu corpo. É muito difícil para as pessoas comuns saberem pela aparência do mestre se ele é falso ou não.

Alguns possivelmente pensarão: “Hoje, depois de assistir a esta aula sobre qigong, depois de ter escutado o que Li Hongzhi disse, percebi o quão amplo e profundo é o qigong! De agora em diante, onde houver palestras de qigong, eu irei”. Digo-lhe que você não deve ir, pois se escutá-los, coisas ruins entrarão pelos seus ouvidos. É muito difícil salvar uma pessoa, é muito difícil mudar sua mentalidade e purificar seu corpo. Há simplesmente muitos falsos mestres de qigong. Inclusive, um genuíno mestre de qigong de uma prática reta, será que ele está realmente limpo? Alguns futis de animal são muito ferozes e, ainda que as coisas que eles emitem não possam entrar no corpo desse mestre, ele não é capaz de afastá-las, pois não é capaz de enfrentar futis em grande escala. Quando esse mestre emite gong, coisas ruins se misturam com o gong dele e, assim, sobre seus alunos, há todo tipo de coisas caóticas. Embora o próprio mestre possa ser bastante reto, seus alunos não são e por isso carregam todo tipo de futi.

Se você quer cultivar genuinamente no Falun DaFa, então não vá escutá-los. Claro, se você não quer cultivar realmente no Falun DaFa, se quer praticar de tudo, então vá em frente. Não vou impedi-lo, pois assim você não pode ser discípulo do Falun DaFa. E se algo der errado, também não diga que foi devido à prática do Falun DaFa. Só se você age de acordo com o padrão de xinxing requerido e cultiva de acordo com o DaFa é que você é verdadeiramente do Falun DaFa. Alguns me perguntam: “Posso me relacionar com pessoas que praticam outros qigong?”. Digo que eles são apenas praticantes de qigong enquanto vocês são cultivadores do DaFa. Depois desta aula, a diferença de nível entre vocês e eles será enorme. Os Faluns foram formados ao longo de muitas gerações de cultivadores e possuem grandes poderes. Não será um grande problema ter essas pessoas como amigos, mas assegure-se de não aceitar nem pegar nada delas. Considere-as apenas como amigos comuns, pois assim não haverá maiores problemas. Entretanto, se elas realmente têm coisas ruins em seus corpos, então é bom não manter contato com elas, nesse caso é melhor não ter nenhum contato. Penso que não há maiores problemas se seu cônjuge pratica outro qigong. Há um ponto a ressaltar: mesmo quando só você pratica um Fa reto, os outros também se beneficiam. Se seu cônjuge pratica algo ruim ou desviado, então provavelmente carrega coisas ruins no corpo e, para sua segurança, seu cônjuge também será limpo. Em outras dimensões, limpamos tudo para você, inclusive o ambiente de sua casa. Se não fosse um ambiente limpo, se todo tipo de coisa interferisse, como você conseguiria praticar?

Há uma situação em que meus Fashens não podem fazer essa limpeza. Há um estudante que um dia viu um Fashen meu chegar à casa dele. Ele ficou muito contente: “O Fashen do meu Mestre veio! Mestre, por favor, entre!”. Meu Fashen disse-lhe: “Sua casa está um caos, há coisas demais aqui”, e foi embora. De modo geral, quando há entidades malignas de outras dimensões, meus Fashens removem-nas para você, mas a casa dele estava cheia de livros ruins sobre qigong. Ele pôde entender isso e começou a colocar as coisas em ordem; ele queimou alguns livros e vendeu os outros para serem reciclados. Depois disso, meu Fashen retornou. É o que o estudante me contou.

Há pessoas que têm interesse em saber o futuro. Uma me perguntou: “Mestre, agora eu pratico o Falun DaFa, mas ainda tenho interesses em usar o Livro das Mutações e em outras coisas de adivinhação? Posso ainda fazer isso?”.  Direi da seguinte maneira: quando você tem certa quantidade de energia, as palavras que você diz produzem efeito. Se algo não é para ocorrer, poderá se você disser que irá ocorrer e, desse modo, você provavelmente fará um mal. Uma pessoa comum é muito fraca, as mensagens nela são instáveis e passíveis de mudança. Se você abrir a boca e disser-lhe que tal e tal tribulação acontecerá a ela, provavelmente essa tribulação ocorrerá. Possivelmente, essa pessoa tenha grande dívida de carma e, se você disser que lhe acontecerão coisas boas, como ela conseguirá pagar essa dívida? Você não faria um mal a essa pessoa? Alguns simplesmente não podem abandonar essas coisas; estão apegados a elas porque acreditam que é um dom especial. Isso não é um apego? Mesmo que você saiba realmente o que ocorrerá, como praticante, você deve preservar seu xinxing, você não pode revelar casualmente segredos celestiais às pessoas comuns. Esse é o princípio. Não importa o quão bem você use o Livro das Mutações para predizer, há coisas que não são mais verdade. Fazer adivinhações aqui e ali, algumas vezes certas outras erradas, é permitido na sociedade humana comum. Porém digo-lhe: você, sendo um verdadeiro praticante, tem genuíno gong, por isso deve requerer de si mesmo cumprir padrões elevados. No entanto, alguns praticantes vão e pedem a outros para que lhes digam o futuro; eles dizem: “Fale sobre o meu futuro, veja como eu estou e como estou indo em minha prática? Veja se terei alguma tribulação”. Eles procuram os outros para saber essas coisas. Se alguém lhe disser que tribulações lhe acontecerão, você poderá se elevar? A vida inteira dos praticantes foi mudada: coisas como as linhas da mão, os traços faciais, os oito caracteres cíclicos do nascimento, as mensagens em seu corpo, todas essas coisas já não são as mesmas; mudaram. Pense um pouco: se você consulta adivinhos, isso quer dizer que você acredita no que eles dizem, senão por que você os consultaria? O que eles lhe dizem são só coisas superficiais, coisas de seu passado e que essencialmente já mudaram. Pensem um pouco: se você for a um adivinho, você não o escutará e acreditará no que ele lhe disser? Isso não se tornará um fardo mental para você? Se você ficar pensando no que ele lhe disser, não será um apego? Como você removeria esse apego? Você não colocaria uma tribulação a mais sobre si mesmo?  Você não teria de sofrer ainda mais para remover esse apego que você formou para si mesmo?  Em cada prova, em cada tribulação, há a questão de ascender ou decair no cultivo. O cultivo já é suficientemente difícil; se você adicionar mais tribulações para si mesmo, como você conseguirá superá-las? Talvez você tenha tribulações e dificuldades por causa disso. Não é permitido ver o caminho de sua vida mudada. Se os outros pudessem ver isso e dissessem-lhe quando e quais serão as suas tribulações, você poderia cultivar? Não é permitido que vejam isso. Ninguém de outro caminho de cultivo pode ver isso, nem mesmo colegas praticantes do mesmo caminho. Ninguém é capaz de predizer corretamente a sua vida porque ela foi mudada e reorganizada para o cultivo.

Alguns perguntam se ainda podem ler livros de religião ou de outros qigong. Dissemos que os livros de religião, particularmente os do Budismo, também ensinam às pessoas a cultivar o xinxing. Nós também somos da Escola Buda e não deveria haver problema nisso. Mas digo que muitas escrituras do Budismo contêm erros de traduções e, pior ainda, contêm interpretações e definições de diferentes níveis feitas de forma arbitrária. Isso danificou o Darma. Os que interpretaram confusamente as escrituras budistas estavam muito longe do estado de consciência do Buda, não podiam entender o real conteúdo das escrituras, por isso, tiveram diferentes entendimentos. Compreender as escrituras completamente não é fácil; você não seria capaz de entendê-las por meio de sua própria compreensão. Porém você diz: “Eu me interesso pelas escrituras do Budismo”. Se você sempre as estuda, significa que você está cultivando nesse caminho, pois as escrituras do Budismo têm o gong e o Fa desse caminho integrados a elas, e quando você as estuda, você aprende coisas que pertencem a esse caminho. Eis o problema. Se você as estuda bastante ou cultiva baseado nelas, então possivelmente você já está cultivado nesse caminho em vez do nosso. Ao longo da história, no cultivo, sempre se falou sobre ter um único caminho. Se você realmente quer cultivar neste caminho, leia somente livros deste caminho.

Quanto aos livros de qigong, você não deve lê-los se quiser cultivar; sobretudo não leia os livros de qigong publicados atualmente. No que se refere a livros como Huangdi Neijing, Xingming Guizhi e Tao Zang, embora não contenham coisas más, contêm mensagens de diferentes níveis. Em si mesmos, são métodos de cultivo. Basta lê-los para que coisas sejam agregadas a você e passem a interferir. Se você pensar algo como “esta frase é boa”, pois bem, será como um convite e, logo em seguida, algo virá e será adicionado a seu gong e, mesmo que não seja algo ruim, diga-me, como você poderá praticar depois que algo estranho foi inesperadamente adicionado a seu gong? Não causará problemas? É como numa televisão, se você colocar nela um componente eletrônico que não faz parte dela, o que acontecerá? Ela irá parar de funcionar no mesmo instante. Esse é o princípio. Além disso, atualmente, quase todos os livros de qigong são falsos e carregam todo tipo de mensagens. Certo dia, um de nossos estudantes folheava um livro de qigong, quando de repente, uma enorme serpente saltou do livro. Claro, não vou entrar em detalhes sobre isso. Acabei de dizer que os praticantes causam problemas a si mesmos quando não se conduzem retamente, ou seja, os problemas surgem quando falta retidão de coração. Falei disto porque é algo bom para todos, porque lhes permite saber como agir e como discernir para evitar que surjam problemas daqui em diante. Embora eu não tenha usado palavras duras ao falar deste tema, todos devem prestar extrema atenção a essas coisas, pois geralmente os problemas surgem delas; é como frequentemente muitos problemas surgem. Cultivar é extremamente árduo, grandioso e solene; se você se descuidar, nem que só um pouco, poderá decair até o fundo e se arruinar num só dia. Por isso, seu coração definitivamente deve ser reto.

Qigong das artes marciais

Além dos métodos de qigong de cultivo interno, também há o qigong das artes marciais. Ao falar sobre isso, enfatizo um ponto: atualmente no mundo do cultivo, eles falam sobre muitos tipos de qigong.

Agora apareceram os assim chamados qigong da pintura, qigong da música, qigong da caligrafia, qigong da dança; há de todos os tipos. São qigong? Acho isso é um absurdo. Digo que é depreciar e sabotar o qigong. Quais são as bases teóricas dessas coisas? É qigong pintar, cantar, dançar ou escrever em estado de transe, no chamado estado de qigong? Não podemos considerar dessa forma. Digo que isso arruína o qigong? O qigong é um conhecimento vasto e profundo sobre o cultivo do corpo humano. Podemos chamar de qigong ficar em estado de transe? Então, do que chamaríamos ir ao banheiro em estado de transe? Essas coisas não depreciam o qigong? Digo que é justamente isso. Há dois anos, na Exposição Oriental de Saúde, havia o assim chamado qigong de caligrafia. O que é o qigong de caligrafia? Fui ver; vi alguém escrevendo. Quando ele terminou de escrever, de suas mãos, ele emitiu qi para cada um dos ideogramas. O qi que ele emitia era totalmente escuro. Sua mente só pensava em dinheiro e fama. Diga-me, como ele poderia ter gong? Nem mesmo seu qi era bom. Seus escritos estavam expostos lá e eram vendidos a altos preços; só turistas os compravam. Digo que trará problemas a quem os comprar. Como qi escuro pode ser bom? O rosto dele era escuro. Ele estava obcecado por dinheiro, só pensava nisso. Como ele poderia ter gong? Seu cartão de apresentação estava cheio de títulos, tal como qigong internacional de caligrafia e coisas do tipo. Pergunto: isso é qigong?

Pensem nisto: depois desta aula, de oitenta a noventa por cento das pessoas aqui não só terão suas doenças curadas como também verdadeiramente terão desenvolvido genuíno gong. Vocês terão em seus corpos coisas que são realmente sobrenaturais. Mesmo que você praticasse durante sua vida toda, você não conseguiria desenvolvê-las. Se um jovem começasse a praticar agora e praticasse durante sua vida inteira, ainda assim, não seria suficiente para desenvolver as coisas que lhe demos, além disso, teria que encontrar um verdadeiramente grande e sábio mestre que lhe ensinasse. Levamos gerações e gerações para formar os Faluns e os mecanismos, e foram plantados já prontos e de uma só vez em vocês. Por isso digo-lhes: não percam facilmente só porque obtiveram facilmente. São preciosos, de valor incalculável. Depois desta aula, você terá genuíno gong, uma matéria de alta energia. Quando você chegar à sua casa, escreva algumas palavras; não importa se sua caligrafia é bonita ou não, elas terão gong! Será então que depois desta aula você deveria receber o título de mestre, ser chamado de mestre de qigong da caligrafia? Digo que as coisas não podem ser entendidas desse modo. A pessoa que tem gong, que tem realmente energia, deixa-o em todas as coisas que ela toca e isso sem que tenha que o emitir intencionalmente, e todas elas brilharão.

Notei que numa revista havia um artigo sobre um curso de qigong de caligrafia. Li-o brevemente para ver o que seria ensinado. Estava escrito assim: “Primeiro, ajuste a respiração, tanto a inspiração quanto a expiração, em seguida, medite sentado de quinze a trinta minutos, depois, foque a mente no qi do dantian e, usando a intenção mental, traga-o do dantian para os braços. Pegue um pincel, molhe-o na tinta e conduza o qi até a ponta do pincel. E com a intenção focada no pincel, comece a escrever”. Isso não é enganar? Conduzir qi a algum lugar pode ser considerado qigong? Se fosse assim, então, antes de comer, deveríamos nos sentar em meditação por alguns minutos, depois, segurar os palitos, levar o qi até as pontas deles e comer. Chamaríamos de qigong de comer. E tudo o que comêssemos teria essa energia. É apenas um comentário a respeito. Digo que essas coisas realmente sabotam e depreciam o qigong; faz o qigong parecer banal. Não pode ser visto dessa forma.

No entanto, o qigong das artes marciais pode ser considerado como um tipo de qigong, um qigong independente. Por quê? Porque vem sendo herdado e transmitido ao longo de milênios, e tem um completo sistema de princípios e métodos de cultivo. Contudo, o qigong das artes marciais é do nível mais baixo dos métodos de cultivo interno. Gong-duro é um bloco de matéria energética usado exclusivamente para lutar. Cito um caso: em Pequim, há um estudante nosso que, depois de assistir a uma aula do Falun DaFa, não podia mais apertar nada com as mãos. Ele foi a uma loja para comprar um carrinho de bebê e, ao apertá-lo para sentir a robustez do produto, o carrinho se desmantelou. Ele ficou surpreso. Já em casa, ele se sentou numa cadeira, mas ao pressioná-la com as mãos, “paf”, arrancou um pedaço dela. Ele me perguntou o que estava acontecendo, mas eu não lhe disse por considerar que poderia desenvolver um apego nele. Disse-lhe apenas que era um fenômeno normal e que passaria naturalmente, disse-lhe que não se preocupasse com aquilo, pois era algo bom. Quando alguém domina essa capacidade sobrenatural, pode esmigalhar uma pedra só com as mãos. Não é gong-duro? No entanto, ele nunca praticou para ter gong-duro. Capacidades sobrenaturais como essa também podem se manifestar nos métodos de gong de cultivo interno, mas como é difícil controlar bem o xinxing, quando elas se desenvolvam, não permitimos que se manifestem. De modo especial, se essas capacidades sobrenaturais se desenvolvem em alguém que ainda cultiva em nível baixo, que ainda não tem um xinxing muito elevado, não permitimos que se manifestem. Com o passar do tempo, com a elevação do nível da pessoa, essas coisas perdem a utilidade, por isso não se manifestam mais.

Vamos falar agora sobre o qigong das artes marciais. Como ele é praticado? Praticar qigong das artes marciais requer exercitar para conduzir o qi, mas no começo isso não é fácil. Não basta querer para poder conduzi-lo. Como eles conseguem fazer isso? Eles exercitam as mãos, ambos os lados do tronco, os pés, as pernas, os braços e a cabeça. Como? Alguns golpeiam troncos de árvore com os punhos ou as palmas da mão; alguns golpeiam rochas com as mãos, “paf, paf!”. Imagine a dor sentida e o impacto sobre os ossos ao se fazer isso; basta um golpe para que as mãos sangrem. Mesmo assim, eles não conseguem conduzir o qi. O que eles fazem então? Começam a girar os braços para que o sangue reflua e se avolume nos braços e nas mãos de modo a incharem. Os braços e as mãos ficam realmente inchados. Assim, os ossos ficam como que acolchoados e, quando se golpeia uma rocha, o choque é amortecido; não dói tanto. Eles treinam à medida que seus mestres lhes ensinam e gradualmente aprendem a conduzir o qi. Contudo, ser capaz de conduzir qi não é suficiente, porque, num combate real, o oponente não espera. Claro, quando alguém é capaz de conduzir o qi, ele já pode suportar golpes e provavelmente não sinta dor quando lhe derem uma paulada, pois quando o qi chega a qualquer parte do corpo, ela se incha. No começo, o qi é uma matéria primitiva, mas que, com o treino, se transforma em matéria de alta energia. Conforme a transformação vai se completando, um bloco de alta densidade energética vai se formando. É um bloco de energia inteligente, é um bloco com capacidade sobrenatural, ou seja, é um tipo de capacidade sobrenatural, mas que é empregada especificamente para ataque e defesa; não serve para curar doenças. Essa matéria de alta energia existe em outra dimensão e, por não se mover nesta dimensão, desloca-se em menos tempo, move-se mais rapidamente. Por isso, quando a pessoa é golpeada, ela não precisa conduzir o qi nem pensar nisso para que esse gong chegue lá; esse tipo de gong estará lá para defendê-la dos golpes. Não importa a velocidade do golpe, o gong se moverá e chegará lá em menos tempo porque os conceitos de tempo são diferentes nas duas dimensões. Por meio da prática do qigong das artes marciais é possível desenvolver coisas como a palma de areia de ferro, a palma de cinabre, a perna de jingang, o pé de arhat. São capacidades de pessoa comum. Treinando, pessoas comuns podem ter essas capacidades.

A maior diferença entre o qigong das artes marciais e os métodos de gong de cultivo interno é que o primeiro requer a prática em movimento, por isso, o qi se move por debaixo da pele. Como a prática é em movimento, não é possível alcançar um estado de quietude total e, desse modo, o qi não entra pelo dantian. O qi se move por debaixo da pele e através dos músculos. Por isso, não é possível nem cultivar vida nem cultivar kung-fu de nível elevado. Nosso método de gong de cultivo interno requer praticar em estado de quietude. Os métodos de gong convencionais requerem que o qi entre pelo dantian na região do baixo-ventre, requerem o cultivo em estado de quietude e a transformação do benti, e assim, permitem que a pessoa possa cultivar vida e alcançar elevados níveis no cultivo.

Provavelmente vocês já ouviram pessoas falarem de certas capacidades de kung-fu. Nos romances, são conhecidas por nomes como escudo de sino de ouro, camisa de ferro, perfurar uma árvore de álamo a cem passos de distância. Há também o gong-leve, que possibilita que os personagens possam andar no ar, inclusive entrar em outras dimensões. Esses tipos de capacidades de kung-fu existem? Sim, certamente, mas não entre as pessoas comuns. Os que realmente cultivaram com êxito capacidades de kung-fu de nível elevado não podem exibi-las publicamente, porque o que eles praticam não é só arte marcial. Eles praticam métodos de gong de cultivo interno, algo muito além do nível das pessoas comuns. Por isso, eles dão importância à elevação do xinxing e quase nenhuma importância a interesses materiais. Embora eles tenham cultivado essas capacidades, eles não podem usá-las ao acaso entre as pessoas comuns. Contudo, não há problema em usá-las quando não há ninguém por perto vendo isso. Vejam o que está escrito nesses romances: há personagens que lutam e matam por um manual secreto que ensina a arte da espada, por tesouros ou até por mulheres. Os personagens têm capacidades incríveis: aparecem e desaparecem como se fossem divindades. Pensem todos: quem tem capacidades de arte marcial como essas não as obteve por meio do cultivo interno? Foi pelo aprimoramento do xinxing que ele pôde cultivá-las. Por isso, há muito tempo ele perdeu o interesse por fama, dinheiro e vários outros desejos. Como ele poderia matar ou dar importância a coisas como dinheiro e bens materiais? Está fora de questão; são só exageros literários. Pessoas comuns buscam o estímulo mental e formas de saciá-lo. Aproveitando-se disso, os autores de livros esforçam-se para escrever coisas que possam saciar esse desejo e agradar as pessoas. Quanto mais fantasiosos são os livros, mais as pessoas querem lê-los, porém são exageros literários. Os que realmente

possuem capacidades de arte marcial não as usam para tal finalidade e, principalmente, não fazem demonstrações públicas.

O coração de ostentação

Temos muitos estudantes que, por cultivarem entre as pessoas comuns, não abandonaram alguns apegos, os quais já se tornaram como que naturais para eles; eles próprios não podem percebê-los. O coração de ostentação pode se manifestar em todas as situações, inclusive quando se faz coisas boas. Por fama, reconhecimento ou benefícios pessoais, alguns vivem se vangloriando e se exibindo: “Fui eu que fiz isto e aquilo!”, “Quando faço algo, faço bem!”, “Eu faço a diferença!”. Há esse tipo de coisa entre nossos praticantes. Alguns ostentam porque consideram que praticam um pouco melhor que os outros ou porque podem ver melhor com o tianmu ou porque fazem os movimentos dos exercícios um pouco melhor.

Alguns falam “ouvi dizer que Mestre Li disse...” para que todos venham para escutá-los. Eles ficam no centro falando segundo os próprios entendimentos, e assim, supondo, exagerando e difundindo boatos. Com que propósito? Ostentar. Há os que, com entusiasmo e satisfação, espalham e circulam rumores e boatos como se tivessem acesso a informações que os outros não têm ou soubessem mais que os outros estudantes. Isso se tornou como que natural neles, fazem isso sem perceber. Subconscientemente, eles têm o apego da ostentação, senão, com que finalidade circulariam boatos? Alguns espalharam boatos até sobre quando voltarei às montanhas. Eu não vim das montanhas. Voltar às montanhas?! Alguns comentam que eu disse algo para alguém em particular ou que o tratei de forma especial. O que há de bom em espalhar essas coisas? Nada, porém vemos que esse é o apego deles: o coração de ostentação.

Há também os que me procuram para pedir um autógrafo. Com que propósito? É costume de pessoa comum colecionar ou guardar autógrafos como recordação. Se você não cultivar, o meu autógrafo não lhe servirá para nada. Cada palavra em meus livros leva minha imagem e o Falun; cada frase foi dita por mim. Então, para que você ainda quer meu autógrafo? Alguns pensam: com o autógrafo do Mestre, terei mensagens que me protegerão. Eles ainda querem coisas como mensagens, e nós nem sequer falamos de mensagens. Este livro é de valor incalculável. O que mais você ainda precisa buscar? Todas essas coisas são reflexos desse apego. Além disso, alguns ficam observando o modo de agir dos estudantes que viajam comigo para imitá-los e isso sem nem mesmo saber se é bom ou não. Na realidade, sem importar quem ou como é a pessoa; há um Fa e somente agindo de acordo com o DaFa é que se alcança o padrão genuíno. Os que andam comigo não recebem tratamento especial, são tratados como todos os outros. Eles apenas são do staff da Associação de Pesquisa. Não desenvolvam apegos. Geralmente, depois que esse apego se forma, sem querer, a pessoa acaba causando danos ao DaFa. Ao fabricar rumores sensacionalistas, você pode causar conflitos e alimentar apegos nos estudantes, os quais farão que eles se aproximem do Mestre para escutar coisas. Tudo isso não está relacionado a este tema?

O que mais pode resultar do coração de ostentação? Ensino a prática há mais de dois anos. Entre os estudantes veteranos do Falun DaFa há alguns para os quais possivelmente o gong se abra em breve; alguns entrarão em estado de iluminação gradual, repentinamente entrarão em iluminação gradual. Por que eles ainda não manifestaram capacidades sobrenaturais? É porque não daria certo empurrá-los de uma só vez para níveis elevados sem que antes tenham eliminado seus apegos de pessoa comum. Claro, o xinxing deles já se elevou notavelmente, no entanto, eles ainda não eliminaram vários apegos. É por isso que não lhes é permitido manifestar capacidades sobrenaturais. Depois que passarem por essa etapa e se tornarem estáveis, serão levados de uma só vez ao estado de iluminação gradual e, nesse estado, o tianmu se abrirá a níveis bem elevados e diversas capacidades sobrenaturais se manifestarão. Na realidade, digo-lhe que quando uma pessoa cultiva verdadeiramente, já no início, ela desenvolve capacidades sobrenaturais. Você que já alcançou nível elevado, já desenvolveu diversas capacidades sobrenaturais. Em breve, esse estado surgirá a muitos de vocês. Há também alguns que não podem cultivar para níveis elevados, pois as coisas em seus corpos e suas capacidades de resistência são inatamente bem limitadas. Portanto, para alguns, o gong e a iluminação se abrirão em níveis bem baixos; a iluminação será toda aberta para níveis baixos. Há pessoas assim.

Falo a todos sobre este assunto justamente para dizer que, se aparecer uma pessoa como essa, não a considerem um ser iluminado ou extraordinário. Este é um assunto muito sério no cultivo. Só quando você age de acordo com o DaFa é que está certo. Não siga nem escute alguém só porque ele tem capacidades sobrenaturais, poderes divinos ou vê coisas, senão, você poderá prejudicá-lo ao fazer nascer nele um coração exultante. Ele acabaria perdendo todas as coisas; elas seriam todas trancadas e, ao final, ele poderia decair até o fundo. Até mesmo alguém com o gong já aberto pode decair. Se alguém não puder se conduzir bem, mesmo depois de já ter se iluminado, também poderá decair. Se até um buda decai quando não se conduz bem, o que dizer de você, que cultiva entre as pessoas comuns! Por isso, sem importar quantas capacidades sobrenaturais você possa manifestar, ou quão potentes possam ser suas capacidades sobrenaturais ou seus poderes divinos, definitivamente, você deve se conduzir bem. Há pouco, alguém sentado aqui desapareceu e pouco depois reapareceu; é precisamente o que pode ocorrer. Inclusive podem surgir poderes divinos muito maiores que esse. Como você se conduzirá daqui em diante? Sendo nosso estudante e discípulo, no futuro, se isso acontecer a você ou a outra pessoa, não a admire nem a siga nem busque ter seus poderes. Se sua mente for afetada, você se arruinará e decairá no mesmo instante. Possivelmente você tenha um nível mais elevado que o dessa pessoa, só que seus poderes divinos ainda não se manifestaram. Pelo menos nesse aspecto, você decairá. Portanto, todos, sem exceção, devem dar especial importância a este assunto. Damos alta importância a este assunto porque é uma situação que poderá ocorrer em breve, e quando ocorrer, será um problema se você não puder se conduzir bem.

Para alguns, o gong se abrirá em níveis baixos porque, como eles não podem ir além disso no cultivo, só é possível abrir o gong e a iluminação deles desse modo. Entre os que completarem o cultivo, alguns se iluminarão nos níveis dos pequenos caminhos mundanos, outros se iluminarão em diferentes níveis, sendo que alguns se iluminarão com fruto-reto. Só os que se iluminam com fruto-reto alcançam níveis elevados e podem ver e se manifestar nos diferentes níveis. Os que abrem o gong e se iluminam nos baixos níveis dos pequenos caminhos mundanos também podem ver coisas de algumas dimensões, também podem ver alguns seres iluminados e se comunicar com eles. Por isso, naquele momento, não sinta complacência. Quando o gong se abre nos baixos níveis dos pequenos caminhos mundanos, não é com fruto-reto; isso com certeza. O que fazer? Como alguns só podem ir até certa altura, cultivar para níveis elevados é algo a ser tratado no futuro. Como só podem cultivar até certa altura, o que fazer a não ser abrir o gong em níveis baixos? Mesmo que continuem a cultivar, não poderão ascender mais que isso. Abrimos o gong porque o cultivo chegou ao fim. Vêm muitas pessoas assim. Aconteça o que acontecer, você deve definitivamente controlar bem o seu xinxing. Só quando se age de acordo com o DaFa é que é verdadeiramente correto. Foi cultivando no DaFa que você obteve capacidades sobrenaturais e a abertura do gong. Se você colocar o DaFa em segundo plano e der importância a seus poderes divinos ou ainda, por ter se iluminado, tomar seu entendimento como o correto ou considerar-se extraordinário e acima do DaFa, digo que você começará a decair, que estará em perigo, porque, desse modo, você se tornará cada vez pior. Possivelmente, nesse ponto, você realmente tenha problemas e seu cultivo acabe sendo em vão. Se você não fizer bem as coisas, decairá até o fundo e seu cultivo será em vão.

Além disso, digo-lhe: o conteúdo deste livro é a combinação do Fa que ensinei em várias aulas. Eu mesmo disse tudo isto, cada uma das frases foi dita por mim. Palavra por palavra foi extraída da fita cassete, uma a uma. Palavra por palavra foi transcrita da gravação com o auxílio de alguns de meus discípulos e estudantes. Em seguida, eu revisei tudo várias vezes. Tudo isto é o meu Fa e o que eu ensino é única e precisamente este Fa.